Você já conheceu uma pessoa cuja vida estava caindo aos pedaços, mas que dizia estar muito bem e não precisar de ajuda alguma? É uma situação muito comum. A maioria das pessoas tem ideias equivocadas sobre por que fazer terapia.
Da mesma forma que não é necessário estar doente para se exercitar fisicamente e não é preciso ser estúpido para ingressar em um curso universitário, pessoas aparentemente saudáveis mentalmente devem também fazer terapia.
Todo o mundo passou por algum tipo de experiência dolorosa na vida. De fato, há muitíssimos registros de dor física e emocional na mente de qualquer indivíduo. Não se lembrar deles não faz com que desapareçam ou deixem de afetar negativamente as emoções, pensamentos e atitudes de tempo presente.
A razão pela qual a maioria das pessoas não entende por que deveria fazer terapia está explicada em uma Escala de Características de Consciência desenvolvida por L. Ron Hubbard. É necessário subir nesta escala até Necessidade de Mudança e Demanda por Melhoramento para que uma pessoa realmente se dê conta que precisa e deve melhorar.
E como ajudar um amigo ou parente a subir nessa escala? Primeiramente, fazendo com que a pessoa compreenda o funcionamento da mente humana e descubra a existência da mente reativa. Essa é uma mente que grava e armazena toda e qualquer experiência de dor física e emocional, e em momentos futuros semelhantes, desenterra estas gravações mentais e as traz à tona, afetando negativamente o comportamento humano.
Para obter este conhecimento é muito simples. Há um livro completo sobre o assunto intitulado Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo e, para quem não gosta muito de ler, existe um DVD duplo que é o livro em filme. A aquisição destes materiais dá direito a uma sessão terapêutica de mais ou menos duas horas que é feita exatamente como descrita no livro e DVD.
Quando alguém entende bem como a mente reativa causa estragos em praticamente todas as áreas da vida dela, fica fácil compreender por que fazer terapia.
É óbvio que se um indivíduo tiver pensamentos negativos, emoções inadequadas ao momento e atitudes irracionais, ele deveria perceber a necessidade de se livrar disso através de uma terapia. O problema é que a pessoa se acostuma com tudo isso e até acha “normal” já que outros têm também. Confunde-se muito comum com normal. Todas as pessoas têm uma mente reativa, por isso que se comportam de forma irracional.
A boa notícia é que entendendo o assunto muito bem, já há uma melhoria notável na pessoa. Portanto, estude o livro e/ou DVD mencionados acima e chegue à sua própria conclusão em relação a por que fazer terapia. É sempre você que decide!
Excelente material. Com esse relato já somos capazes de entender o grande mal que nos rodeia silenciosamente. Conseguimos até entender porque certas coisas acontecem. E, que bom que dá pra arrumar tudo isso!!!!
Sim, Sandra, a compreensão já nos coloca em outro patamar na vida! E é só partir para as melhorias.