Como ser um líder melhor

Se você gerencia uma equipe, quase 90% de sua energia e tempo são direcionados a fazer que as coisas aconteçam. E a experiência mostra que a grande frustração na gestão de pessoas é perceber que a maioria de seus colegas ou colaboradores não está tão motivada quanto você para enfrentar as tarefas diárias, produzir e assumir responsabilidades. Você busca como ser um líder melhor, mas não está satisfeito com seu desempenho.

A liderança eficaz e inspiradora começa com uma boa compreensão do comportamento humano. Por trás de cada desapontamento ou frustração com um funcionário, colega, associado ou amigo, você sempre encontrará uma falta de compreensão de suas intenções ou reações.

Mas, como resolver isso e ser um líder melhor na prática? Qual é a diferença entre o que você ouve ou lê a respeito deste tema e o que você DEVE ser? Como um verdadeiro líder se comporta em qualquer situação, desafio ou crise? Será que é só apontar as falhas e gritar mais alto que os outros?

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Para responder estas perguntas, o escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard escreveu um texto intitulado Liderança. Vou transcrever alguns parágrafos e em seguida analisar e dar exemplos.

“O primeiro requisito que qualquer seguidor de um líder exige que ele tenha é competência. O líder sabe o que está fazendo?” – L. Ron Hubbard

Pergunte a si mesmo e responda de forma sincera se você é de fato competente no assunto ou área que lidera. O gerente de vendas, por exemplo, tem de ser o melhor vendedor, aquele que realmente vende mais, e ponto final. Não é suficiente ter diplomas e certificados. Portanto, se for necessário ficar mais competente, este é o primeiro fator no qual precisa trabalhar.

A próxima capacidade vital para ser um líder melhor é a comunicação que leva à compreensão.

“Um denominador comum de todos os bons executivos é a habilidade de se comunicar, ter afinidade por sua área e sua gente, e ser capaz de atingir a realidade sobre as circunstâncias existentes. Tudo isso resulta em compreensão. Um executivo que não tenha estas qualidades ou capacidades provavelmente não será muito bem-sucedido.” – L. Ron Hubbard

Falar, falar e falar e não ser compreendido é muito frustrante para todos os envolvidos. Isso não é comunicação real. Se você não consegue ser compreendido, recomendo que leia meu artigo: um mundo fora de comunicação.

E levando em conta a definição de líder como sendo “pessoa com autoridade e carisma para comandar outras; pessoa que comanda e incentiva outras em suas atividades, campanhas etc.”, podemos concluir que liderar tem tudo a ver com se relacionar bem com outras pessoas. Portanto, o líder bem-sucedido tem de compreender o comportamento humano; no mínimo necessita saber o que motiva cada uma das pessoas que está liderando.

Ele precisa conhecer os liderados a fundo: quais são suas crenças, quais sãos seus objetivos na vida, do que gostam, o que fazem, o que sentem. Tudo isto precisa ser muito bem conhecido pelo líder.

É fundamental saber o que se passa na cabeça dos subordinados. Como nem sempre as pessoas expressam tudo que pensam, para ser um líder melhor é necessário saber como “ler” o estado emocional e prever o comportamento humano. Mas como?

A chave para a compreensão do comportamento humano encontra-se na Escala de Tom Emocional e Tabela de Avaliação Humana, desenvolvidas por Hubbard. A Escala de Tom é uma escala de emoções que vai de apatia a entusiasmo, passando por tristeza, medo, raiva, antagonismo, tédio e alegria, entre outras.

Mas a grande novidade é que todo indivíduo tem uma emoção mais predominante, mais recorrente ou crônica que irá impulsionar certo tipo de comportamento e moldar sua personalidade. É fácil comprovar que cada emoção impulsiona diferentes tipos de ação. E a partir de um estudo aprofundado do comportamento humano, Hubbard elaborou a Tabela de Avaliação Humana com 24 características de personalidade para cada emoção crônica. Portanto, o conhecimento e uso da Escala de Tom Emocional e da Tabela Hubbard de Avaliação Humana, contidas no livro Autoanálise, são indispensáveis para a liderança eficaz.

O líder também tem de se certificar que o propósito da atividade seja conhecido, concordado e seguido; e ele é responsável por reanimar esse propósito motivando a equipe constantemente.

Além disso, é indispensável ter um time de membros competentes, treinados em suas respectivas atividades e que estejam constantemente se atualizando em suas áreas.

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E por último, há a necessidade de reconhecimento que não significa somente aumento de salário, bônus e prêmios. Consiste em comunicar ao liderado que seu trabalho foi visto e aprovado. Começa com a percepção de que todas as pessoas são importantes e merecem nossa atenção. Um “obrigado por estar aqui fazendo o que você faz” vai mais longe do que benefícios empregatícios, por incrível que pareça.

E para fechar, aqui estão os parágrafos finais do texto Liderança de L. Ron Hubbard – que me inspira a ser uma líder melhor em todas as minhas funções:

“Em todos os grandes líderes existe um propósito e intensidade inconfundíveis. Além disso, ainda se requer de um líder certa dose de coragem.

Um homem que apenas queira ser amado nunca será um líder. As pessoas seguem aqueles que têm a coragem de conseguir que as coisas sejam feitas, mesmo se dizem que seguem as pessoas que gostam. Uma análise extensa da História prova claramente que os homens seguem quem respeitam. O respeito é um reconhecimento de inspiração, propósito e competência.

As qualidades da liderança não são difíceis de alcançar, contanto que sejam compreendidas.” – L. Ron Hubbard

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Revise este artigo, faça uma lista das qualidades que precisa aprimorar, trabalhe neste aperfeiçoamento e seja bem-sucedido como líder inspirador! O mundo precisa de você!

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