Você é feliz? Mais ou menos? Às vezes? Seria mesmo possível ser feliz? Mas, como ser feliz em um mundo infeliz?
Quantas perguntas! Bem, antes de determinar se é possível ser feliz, é importante entender melhor o que é a felicidade. Ser feliz pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.
Ouvimos e lemos em milhares de músicas e poesias que a felicidade pode estar em uma cidade pequenina, ou em uma choupana na colina, ou em passar a tarde em Itapuã, amar e ser amado, ver estrelas no céu etc. É bem variado mesmo!
De fato, cada pessoa determina o que a torna feliz.
Mas será que é realmente possível ser feliz, mesmo em um mundo infeliz? Há algumas pessoas que acham impossível alcançar a felicidade na sociedade atual, tão injusta e conturbada, em que vivemos.
O escritor e filósofo L. Ron Hubbard pesquisou extensamente sobre a felicidade humana e escreveu bastante sobre o tema. Leia este parágrafo que faz parte do capítulo “É possível ser feliz?” contido no livro que eu mais amo: “Uma Nova Perspectiva sobre a Vida”.
“Um grande número de pessoas questiona se a felicidade realmente existe ou não neste mundo moderno e apressado. Muitas vezes, um indivíduo pode ter um milhão de dólares, pode ter tudo que seu coração aparentemente deseja e ainda assim ser infeliz. Tomemos o caso de alguém que trabalhou toda sua vida. Ele trabalhou duro. Criou uma grande família. Esperou com ansiedade o momento de sua vida em que poderia finalmente aposentar-se, ser feliz, alegre e ter muito tempo para fazer todas as coisas que queria fazer. E o vemos, então, depois de ter se aposentado, será que ele é feliz? Não. Ele está ali sentado pensando nos bons e velhos tempos em que trabalhava arduamente.” – L. Ron Hubbard (livro Uma Nova Perspectiva sobre a Vida)
Percebe como as pessoas buscam a felicidade por toda a vida para depois descobrirem que eram felizes e não sabiam?
Mas, e quando pessoa era feliz em um período de sua vida e realmente após várias perdas, fracassos e desilusões tornou-se infeliz? Isso acontece com frequência.
Se a felicidade desapareceu, para onde ela foi? Dá para trazê-la de volta? Este parágrafo do mesmo capítulo é revelador:
“Bem, vou lhe dizer uma coisa engraçada. Um grande número de filósofos afirmou isso muitas, muitas vezes, mas a verdade dos fatos é que toda a felicidade que você vai encontrar está em você.” – L. Ron Hubbard (livro Uma Nova Perspectiva sobre a Vida)
Profundo, certo? Agora sim, você vai encontrar a sua felicidade. Mas como? Fique tranquilo que L. Ron Hubbard explica também:
“A felicidade poderia, portanto, ser definida como a superação dos obstáculos na direção de um objetivo desejável.” – L. Ron Hubbard (livro Autoanálise)
Vamos ver um exemplo? Se um adolescente quer tornar-se um médico veterinário formado pela USP, ele terá que enfrentar e vencer vários obstáculos. Primeiro, vai precisar cursar o ensino médio em uma escola muito boa, depois terá de estudar bastante para passar na FUVESP. E após entrar, será necessário se dedicar por vários anos ainda até se graduar e ser um profissional competente.
A cada obstáculo enfrentado e vencido, este estudante ficará feliz!
E é assim com todos os seus sonhos. Portanto, para ser feliz é vital ter sonhos, metas e objetivos a alcançar!
Sonhos, sonhos, sonhos, você lembra quais eram os seus? Ou já se esqueceu deles?
Muitas vezes, você inicia seu caminho em direção aos seus objetivos bem animado e motivado, mas encontra obstáculos e impedimentos tão difíceis de ultrapassar que acaba até desistindo. Por que isso acontece? L. Ron Hubbard explica:
“Dor demais obstrui o organismo no seu caminho em direção à sobrevivência.” – L. Ron Hubbard (livro Autoanálise)
Dor demais é a vilã! Acúmulo de dor física (acidentes e doenças) e emocional (perdas e fracassos) roubam sua energia e motivação para viver.
O fato é que será sempre necessário atacar os obstáculos que o impedem de atingir seus objetivos. Atacar? Sim, confrontar, fazer faze a, atacar!
Mas se não tiver coragem ou estiver sem ânimo, cansado ou desmotivado, você realmente não vai atacar nada. E se não conseguir enfrentar e superar os obstáculos, como conseguirá atingir seus sonhos e ser feliz?
Portanto, é vital aliviar as dores e perdas que acumulou durante toda sua vida para recuperar sua energia, saúde e vitalidade.
Já descobriu como ser feliz em um mundo infeliz? Primeiro, restaure ou crie objetivos para atingir, logo em seguida, elabore um plano e entre em ação, por fim, ataque e supere os obstáculos para chegar cada vez mais perto da realização de seus sonhos. Depois, repita com novos propósitos.
Se precisar de ajuda para recuperar seu ânimo, motivação e energia, entre em contato comigo para que eu possa indicar a terapia mais econômica e eficiente que eu conheço!
Traumas de infância são umas das coisas que mais nos atrapalham a progredir. Pois é justamente nessa fase que estamos desenvolvendo nosso entendimento sobre a vida, percepções, etc. Esses traumas causam bloqueios que nos atrapalham até mesmo nas atividades do dia a dia e mexe com a autoconfiança. Como recuperar o equilíbrio?
Na Dianética há uma técnica terapêutica que drena a carga emocional e a dor dos registros mentais traumáticos. Vou te enviar um link de uma palestra para que entenda melhor.
Olá Lucia! Gostaria de saber mais sobre como recuperar a coragem e a autoconfiança. Obrigada!
Primeiro passo é querer melhorar! Vou te enviar uma palestra online bem explicativa sobre este assunto.
Ola lucia quero sabercomo ter corgem e mais autoconfianca ,sinto que me estao sugando minhas energias,to ficando sem motivacao….sem coragem !
Certo. Enviarei minha palestra de mais de uma hora e você vai entender exatamente o que está te acontecendo e o que fazer para melhorar.
Lúcia é sempre maravilhoso ler seus artigos e ouvir seus áudios. Realmente não é fácil ser feliz, quando se foca só nos problemas, traumas e infelicidades. Para que a felicidade aconteça temos que mudar o foco, agradecer e reconhecer o quanto cada um de nós somos agraciados. Gratidão sempre por vc existir e nos fazer refletir.
Muito obrigada, Valéria!
Fico super feliz que goste dos artigos e áudios!
Continuaremos conversando para que eu possa te ajudar a ser cada vez mais feliz!