Como manter o equilíbrio emocional e ser mais produtivo

Ter controle emocional é vital para uma vida equilibrada, bem-sucedida e feliz. Todo o mundo sabe disso… Então, por que as pessoas são tão descontroladas?

Seria fácil decidir estar sempre equilibrado emocionalmente e, como em um passe de mágica, se tornar zen. Se assim fosse, o mundo seria completamente diferente. E se você já soubesse como manter o equilíbrio emocional e ser mais produtivo, acredito que não estaria lendo este artigo.

Obviamente, você não escolhe ser ansioso, estressado, depressivo, explosivo, mas mesmo sem querer, sente tudo isso, acaba até magoando as pessoas que ama e sofre ainda mais com o arrependimento. A pergunta que precisa ser respondida é: por que você não controla suas emoções?

como manter o equilíbrio emocional e ser mais produtivo

Algumas pessoas diriam que é porque a vida moderna é muito atribulada, há inúmeros desafios pessoais, familiares e profissionais que geram enorme pressão, estresse e cobranças constantes. Apesar de isso tudo realmente acontecer, não é razão do descontrole emocional.

A verdadeira causa reside em um mecanismo mental oculto chamado “mente reativa” que foi revelado pelo escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard e está descrito com detalhes no livro best-seller Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo.

Já escrevi vários artigos e gravei vídeos falando sobre a mente reativa e se você quiser entender mais profundamente o assunto, além do livro, há um DVD duplo fantástico que é o livro em filme.

Como manter o equilíbrio emocional e ser mais produtivo

Neste artigo, meu objetivo é escrever sobre como manter o equilíbrio emocional e ser mais produtivo entendendo melhor as suas emoções e reações. Com este conhecimento, você obterá maior compreensão de si mesmo e dos outros.

A primeira coisa que precisa aprender é que as pessoas não são racionais ou emocionais. Todas as pessoas têm emoções o tempo todo. De fato, não existe um ser vivo sem emoção. Esta citação de L. Ron Hubbard resume bem a questão:

“A maior parte das pessoas não são emocionais, tem más-emoções, pois não reagem às situações em seu ambiente com a emoção que seria mais racional mostrar. A ordem social confundiu a racionalidade com emocionalismo. Na verdade, uma pessoa que fosse totalmente racional seria a mais capaz de responder aos estímulos do seu ambiente. Ser racional não significa ser frio e calculista. Pode-se contar que uma pessoa racionalmente feliz faça os melhores cálculos.” – L. Ron Hubbard

Hubbard foi a fundo neste tema e elaborou uma Escala de Emoções como pode ver abaixo.

A partir desta escala, ele desenvolveu também uma Tabela de Avaliação Humana contendo vinte e quatro características de comportamento para cada nível da Escala de Emoções. Hubbard observou e comprovou que a emoção impulsiona a ação e controla as atitudes de uma pessoa.

Por exemplo, no nível emocional de entusiasmo, podemos ler na Tabela que um indivíduo é “excelente em projetos, execução”, tem “grande persistência criativa” e o sucesso potencial dele é “excelente”. Em contrapartida, nos níveis emocionais mais baixos há pouquíssima ação, persistência e êxito.

Portanto, o grande pulo do gato é ter as emoções adequadas às circunstâncias e manter-se entusiasmado a maior parte do tempo. Agora eu poderia dizer que para alcançar isso você precisa ser positivo, agradecer, refletir antes de agir, meditar e tantos outros conselhos que não vão levá-lo a resultados duradouros.

Como manter o equilíbrio emocional e ser mais produtivo

O fato é que você já foi muito mais entusiasmado, perdeu seu entusiasmo no decorrer da vida e para resgatá-lo vai precisar realmente de terapia. A boa notícia é que existe uma terapia muito eficiente chamada Autoanálise que poderá fazer diretamente de um livro aí mesmo na sua casa ou escritório.

Infelizmente não há fórmula mágica de como manter o equilíbrio pessoal e ser mais produtivo, mas eu posso ajudá-lo a entender e aplicar a terapia de Autoanálise a partir da aquisição do livro. Antes de iniciar a terapia, fará um teste em si mesmo para se localizar na Escala de Emoções usando a Tabela de Avaliação Humana (ambas descritas no livro). Poderá repetir o teste após duas semanas de aplicação da terapia e notar que já subiu emocionalmente na direção do entusiasmo.

Se você analisar quantos anos está piorando e caindo na Escala de Emoções, vai concordar que duas semanas é pouco tempo para já perceber um melhoramento emocional concreto.

Marque uma avaliação gratuita comigo e obtenha mais informações de como essa terapia funciona. Garanto que não irá se arrepender!

2 comentários em “Como manter o equilíbrio emocional e ser mais produtivo

  1. Hercilia de Lima Responder

    Bacana esse texto Lucia , fazer seemmpre Autoanálise pra me manter sempre Entusiasmada .ter Equilíbrio em tudo , Auto Estima elevada pra lidar com todas as situações da Vida , só tenho a agradecer a você Lucia Winter por tudo Obrigada sempre

    • luciawinther Autor do postResponder

      Muito obrigada Hercília!
      Seus comentários e participação fazem toda a diferença para mim!
      Bjs, Lucia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *