Como garantir uma carreira bem-sucedida?

Para ter um mínimo de sobrevivência, a sociedade exige as seguintes habilidades elementares de cada indivíduo: ser capaz de ler e entender textos básicos, funcionar no local de trabalho, pagar contas, compreender documentos legais e financeiros e navegar na internet. Mas, se quiser ir além do mínimo, como garantir uma carreira bem-sucedida?

Neste caso, habilidades avançadas de compreensão da leitura são necessárias. Principalmente para quem almeja o ensino superior e melhores oportunidades de trabalho e carreira que vêm com a graduação universitária.

Infelizmente, o Brasil tem um grande número de cidadãos cujos níveis de alfabetização são muito baixos para realizar até as tarefas normais do dia a dia. Assim, as chances de sucesso da maioria são enormemente reduzidas.

O analfabetismo é um assassino traiçoeiro e escondido de uma nação, ele vai matando pouco a pouco e quase ninguém percebe. A gente não vê o acidente, não tem sangue, nada de hospital, mas quando alguém não tem a capacidade de ler, escrever, fazer matemática fundamental e estudar (ou seja, aprender a aprender) quase todas as portas estão fechadas para esta pessoa.

E além da pessoa completamente analfabeta, existem inúmeras outras que terminam o ensino médio, inclusive uma faculdade – tem o famoso diploma, mas não conseguem ler e compreender um texto mais elaborado e longo, um livro ou até mesmo as regras e tarefas do seu trabalho. Essas pessoas são conhecidas como analfabetas funcionais.

Eu não foco em rótulos ou classificação de dificuldade de estudo. Só estou explicando isso para que você entenda o tamanho do problema educacional no Brasil.

Para piorar as coisas, nenhuma solução viável existe no sistema de ensino das nossas escolas públicas e particulares, nem mesmo nas universidades brasileiras. Então, como garantir uma carreira bem-sucedida?

Vou explicar. Quem me conhece sabe que eu nunca escrevo sobre problemas aqui no Blog a não ser que exista uma solução. (Continue lendo que chegarei lá.)

Eu acredito que cada indivíduo, não importa sua idade, gênero, classe social ou raça, tem o direito de ser capaz de ler, aprender e levar uma vida produtiva e valiosa.

A habilidade de aprender é natural a cada um de nós. Dadas as ferramentas adequadas e o método correto, não há aluno, jovem ou velho, lento ou rápido, que não possa aprender a estudar qualquer assunto e ter sucesso.

Eu creio que todo estudante pode e deve ter sucesso. Ao educar cada aluno, o resultado é um aumento na estabilidade e sobrevivência do indivíduo, sua família, da comunidade e até mesmo da humanidade.

Acho que você concorda comigo, mas deve estar se perguntando: como? Como vamos conseguir educar qualquer pessoa?

O método de estudo desenvolvido por L. Ron Hubbard, chamado carinhosamente aprendendo a aprender, traz esperança e uma resposta comprovada e viável.

Como garantir uma carreira bem-sucedida?

À medida que um estudante aprende e usa esse método de estudo, sua autoestima retorna, seu nível de responsabilidade aumenta e ele é capaz de tomar decisões por si mesmo.

Ele então continua estudando, ou se já desistiu, volta para a escola, ou vai para outra formação mais avançada, ou ainda faz cursos mais práticos que o ajudam a garantir uma carreira bem-sucedida.

Objetivo principal é que a pessoa volte a ter prazer em estudar, possa aplicar com competência o que estuda e tenha sucesso profissional e financeiro!

O que acha deste propósito? Escreva sua opinião ou dúvida no comentário.

2 comentários em “Como garantir uma carreira bem-sucedida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *