Coisas ruins acontecem com pessoas boas

Nós aprendemos desde cedo que se formos bonzinhos, receberemos somente coisas boas. Na infância, é possível que isso aconteça até certo ponto. Quando somos obedientes, recebemos chocolates, sorvetes, doces e quem sabe alguns presentes; se tiramos boas notas, ganhamos bicicletas e outros brinquedos desejados no Natal. Por isso, fiquei um pouco chocada quando ouvi esta afirmação: “coisas ruins acontecem com pessoas boas”.

Coisas ruins acontecem com pessoas boas

De fato, eu li esta frase em um artigo do empresário bilionário americano Grant Cardone. Como muitas coisas que ele diz e escreve são verdadeiras e funcionam quando eu as aplico, comecei a analisar se esta declaração seria legítima.

Se observarmos um pouco da história, encontraremos muitíssimos casos de pessoas boníssimas que sofreram as mais variadas atrocidades. Não vou citá-las aqui, mas poderá encontrá-las facilmente em buscas na Internet. Também, é claro, há abundância de casos de pessoas más que acabam triunfando, até mesmo na atualidade.

Muitos buscam descobrir a razão deste fenômeno nas religiões fazendo a seguinte pergunta: “Se Deus é onipotente e bom, por que ele permite a existência do mal e do sofrimento?” Não vou aprofundar nesta direção porque meu objetivo neste artigo não é entrar no aspecto religioso da questão.

Ao invés disso, vou contar algo que aconteceu comigo recentemente e a partir daí chegar a alguma conclusão que possa ser útil para você, querido leitor.

Estava eu fazendo uma tradução simultânea do inglês ao português em um webinar internacional, muito focada para captar tudo que o palestrante dizia e ser capaz de traduzir imediatamente – é necessário muita atenção e dedicação para fazer isso – quando uma enorme tempestade irrompeu.

Como eu estava perto de uma janela ampla, pude ver que o céu ficou preto e o barulho começou a me atrapalhar, tive que segurar o fone de ouvido bem firme na orelha, colocar ainda mais atenção para conseguir ouvir o palestrante e não me distrair na tradução.

Para piorar, meu marido apareceu e ficou olhando para o temporal através de uma outra janela com uma cara muito preocupada. Eu me esforcei ainda mais para não desviar minha atenção da tradução. O ruído estava fortíssimo e exigia que eu me empenhasse muito para manter minha competência na tradução simultânea.

Eu nem sei quantos minutos se passaram, mas finalmente parou de chover. O webinar continuou por mais meia hora e finalmente terminou.

Coisas ruins acontecem com pessoas boas

Quando eu fui ver o que tinha acontecido, quase desmaiei. Tinha chovido muito granizo, mas muito mesmo, tanto que o chão estava branco de gelo!

Mas o pior é que uma de minhas plantas favoritas que estava cheia de botões para florir foi levada pela enxurrada, estava fora do vaso com muitas partes quebradas. Depois vi que as pedras de gelo tinham furado e estragado folhas de várias outras plantas – um verdadeiro desastre.

Neste momento confesso que chorei, e chorei bastante, e o motivo principal foi que eu não entendia por que isso tinha acontecido comigo. Eu sabia analiticamente que poderia fazer a planta florir de novo, ou até conseguiria comprar uma planta nova, mas estava difícil de engolir que isso tivesse acontecido comigo enquanto eu estava fazendo um trabalho voluntário que tinha o objetivo de ajudar muitas pessoas.

Coisas ruins acontecem com pessoas boas

Basicamente, eu queria saber por que coisas ruins acontecem com pessoas boas.

Como eu sempre encontro excelentes respostas nas obras do filósofo L. Ron Hubbard, fui pesquisar e encontrei um capítulo inteiro do livro Uma Nova Perspectiva sobre a Vida que explica não somente a razão da questão acima, mas também o que fazer para evitá-la. E vou colocar alguns parágrafos aqui para que você comece a entender também.

Duas Regras para Viver Feliz

“1. Ser capaz de experimentar qualquer coisa.

  1. Causar apenas as coisas que os outros sejam capazes de experimentar facilmente. (…)

Como uma pessoa lida com as coisas más que lhe foram feitas? (…)

Enquanto uma pessoa recear ou sofrer o efeito da violência, ela terá violência contra si.”

L. Ron Hubbard

Neste capítulo de três páginas e meia, L. Ron Hubbard esclarece completamente o assunto e ainda descreve o que pode ser feito para diminuir a incidência da situação fatídica: coisas ruins acontecem com pessoas boas.

Além disso, o livro Uma Nova Perspectiva sobre a Vida tem uma leitura fácil e fluída com mais capítulos interessantes e úteis sobre relacionamentos, família e trabalho. Aproveite a promoção  válida até dia sete de junho.

E você, coisas ruins já aconteceram na sua vida? Escreva a sua história ou opinião no comentário abaixo. Ficarei muito feliz de ler seu ponto de vista.

6 comentários em “Coisas ruins acontecem com pessoas boas

  1. Rodrigo Coutinho Responder

    Nossa, o que mais acontece é isso mesmo… ainda bem que confundimos demais bondade com inocência e nos permitimos que outros nos façam mal!

    • luciawinther Autor do postResponder

      Sim, o comportamento humano pode ser imprevisível.
      Ainda bem que com a Tabela Hubbard de Avaliação Humana aprendemos em quem confiar.
      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *