Se você fizer uma busca sobre motivação na Internet, verificará que a maioria dos artigos e textos sobre o assunto recomenda dar toneladas de benefícios aos colaboradores para motivá-los e a nossa sociedade consumista faz quase todo o mundo pensar que o dinheiro é o fator mais forte para motivar as pessoas.
É de fato um grande acordo no mundo corporativo dar enorme importância ao salário e benefícios e considerar que estes são os motivadores mais importantes.
Não estou dizendo que o dinheiro seja dispensável. É claro que o salário ou a renda são imprescindíveis para a vida neste planeta. É quase impossível conseguir realizar qualquer coisa sem ter verba.
Mas analise comigo, por que policiais ou professores, por exemplo, continuam trabalhando nestas profissões apesar de receberem baixos salários, poucos benefícios e quase nenhum reconhecimento? O que será que os motiva?
O escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard estabeleceu a verdade sobre o tema quando escreveu a Escala de Motivação. Aqui está:
Escala de Motivação
Dever – a mais alta
Convicção pessoal
Benefício pessoal
Dinheiro – a mais baixa
(Escrito por L. Ron Hubbard)
Perceba que o dinheiro é o fator mais baixo da escala. E o dever é o mais alto. Pense a respeito deste novo conhecimento. Como que você poderia usá-lo na sua vida?
Se você é empresário, gerente ou líder, através de diálogo aberto com seus colaboradores, estabeleça o propósito (razão) da empresa, das funções de cada um e como tudo isso em conjunto colabora para o benefício de todos os envolvidos, inclusive ajuda a sociedade. Os funcionários irão aos poucos descobrindo que é um dever deles realizar o trabalho de forma competente.
E se você é autônomo ou empreendedor, busque dentro de si mesmo o propósito (razão) pela qual escolheu sua atividade atual. Pergunte-se qual é o benefício do trabalho que realiza, quem você ajuda, como que os grupos e a sociedade melhoram através da atividade que exerce. Quando isso estiver bem claro, ficará mais fácil perceber que é seu dever executar sua profissão, e assim, se sentirá mais motivado!
Concorda com a Escala acima? Não? Escreva sua resposta nos comentários.
Adorei. A escala de motivação mostra que nossa consciência tem de ser mais elevada. Essa escala não se aplica apenas à dinheiro, mas pode (e particularmente penso que “deve”) ser aplicada em outras áreas de nossas vidas. Muito obrigado pelo artigo. Isso traz luz ao pensamento e nos ajuda à redirecioná-lo e, por consequência, progredir em tudo que fizermos.
Este trecho citado de L. Ron Hubbard está em algum livro específico ou conferência? Pode dizer qual?
Obrigada Jonas!
Esta Escala de Motivação está no livro intitulado Scientology 0-8. É um livro que contém muitas escalas, definições, códigos e tabelas.