A verdade sobre o que motiva as pessoas – grande segredo

Se você fizer uma busca sobre motivação na Internet, verificará que a maioria dos artigos e textos sobre o assunto recomenda dar toneladas de benefícios aos colaboradores para motivá-los e a nossa sociedade consumista faz quase todo o mundo pensar que o dinheiro é o fator mais forte para motivar as pessoas.

É de fato um grande acordo no mundo corporativo dar enorme importância ao salário e benefícios e considerar que estes são os motivadores mais importantes.

Não estou dizendo que o dinheiro seja dispensável. É claro que o salário ou a renda são imprescindíveis para a vida neste planeta. É quase impossível conseguir realizar qualquer coisa sem ter verba.

Mas analise comigo, por que policiais ou professores, por exemplo, continuam trabalhando nestas profissões apesar de receberem baixos salários, poucos benefícios e quase nenhum reconhecimento? O que será que os motiva?

O escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard estabeleceu a verdade sobre o tema quando escreveu a Escala de Motivação. Aqui está:

Escala de Motivação
Dever – a mais alta
Convicção pessoal
Benefício pessoal
Dinheiro – a mais baixa
(Escrito por L. Ron Hubbard)

Perceba que o dinheiro é o fator mais baixo da escala. E o dever é o mais alto. Pense a respeito deste novo conhecimento. Como que você poderia usá-lo na sua vida?

Se você é empresário, gerente ou líder, através de diálogo aberto com seus colaboradores, estabeleça o propósito (razão) da empresa, das funções de cada um e como tudo isso em conjunto colabora para o benefício de todos os envolvidos, inclusive ajuda a sociedade. Os funcionários irão aos poucos descobrindo que é um dever deles realizar o trabalho de forma competente.

E se você é autônomo ou empreendedor, busque dentro de si mesmo o propósito (razão) pela qual escolheu sua atividade atual. Pergunte-se qual é o benefício do trabalho que realiza, quem você ajuda, como que os grupos e a sociedade melhoram através da atividade que exerce. Quando isso estiver bem claro, ficará mais fácil perceber que é seu dever executar sua profissão, e assim, se sentirá mais motivado!

Concorda com a Escala acima? Não? Escreva sua resposta nos comentários.

2 comentários em “A verdade sobre o que motiva as pessoas – grande segredo

  1. Jonas Molina Responder

    Adorei. A escala de motivação mostra que nossa consciência tem de ser mais elevada. Essa escala não se aplica apenas à dinheiro, mas pode (e particularmente penso que “deve”) ser aplicada em outras áreas de nossas vidas. Muito obrigado pelo artigo. Isso traz luz ao pensamento e nos ajuda à redirecioná-lo e, por consequência, progredir em tudo que fizermos.

    Este trecho citado de L. Ron Hubbard está em algum livro específico ou conferência? Pode dizer qual?

    • luciawinther Autor do postResponder

      Obrigada Jonas!
      Esta Escala de Motivação está no livro intitulado Scientology 0-8. É um livro que contém muitas escalas, definições, códigos e tabelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *