5 passos básicos para iniciar um negócio lucrativo

Dentre as inúmeras consequências negativas da pandemia, milhões de pessoas perderam seus empregos no Brasil. Como a vida continua e os boletos não param, é necessário buscar soluções. Uma delas é tornar-se um empreendedor. Mas como? Para contribuir com a situação atual, resolvi escrever os 5 passos básicos para iniciar um negócio lucrativo.

  1. Pesquisa e investigação

Através de uma pesquisa detalhada, busque algum artigo ou serviço que as pessoas precisem e desejem, mas que não esteja disponível no mercado.

5 passos básicos para iniciar um negócio lucrativo

Se conseguir isolar um tipo de público específico para este serviço ou produto será ainda melhor.

Entenda o que é um público: “Não quer dizer a multidão ou massas. Quer dizer um tipo de audiência.” – L. Ron Hubbard

Por exemplo, mulheres empreendedoras é um público; adolescentes com dificuldades nos estudos e homens aposentados são outros tipos de público.

Ao contrário da maioria dos artigos sobre o começo de um negócio próprio, eu não disse que deve trabalhar com aquilo que você gosta. Nos dias de hoje, para ser bem-sucedido, você tem de escolher o que seu “público gosta”.

Como saber? Investigar muito e perguntar às pessoas.

Aqui neste texto não há espaço para eu explicar minuciosamente como fazer pesquisas, mas no livreto Fundamentos das Relações Públicas de L. Ron Hubbard, você encontra dados simples e práticos de como conduzir uma pesquisa.

  1. Investimento

É preciso agora descobrir quanto dinheiro será necessário para fazer que seu empreendimento decole. E depois, avaliar como vai consegui-lo: do próprio bolso, empréstimo ou investidor.

5 passos básicos para iniciar um negócio lucrativo

Acredito que já deve ter ouvido falar do Plano de Negócios. É um documento que organiza as ideias no início do empreendimento e facilita muito a captação de recursos.

Faça uma busca na Internet sobre como elaborar um plano de negócios e encontrará as instruções detalhadas.

  1. Analise como tornar seu negócio escalável

Negócio escalável acontece quando uma empresa é capaz de multiplicar seu faturamento sem precisar aumentar as despesas na mesma medida.

Uma das principais características de um negócio escalável é ter um produto ou serviço que seja inovador ou preenche uma lacuna do mercado. (Por isso, o passo um dos 5 passos básicos para iniciar um negócio lucrativo é vital.)

Oferecer algo que as pessoas realmente queiram ou precisem é a base do sucesso de qualquer empresa, sobretudo dentro do modelo de negócio escalável. (Só pesquisando mesmo para saber.)

E não precisa ser algo tão espetacular. Exemplos de negócios escaláveis são e-books e cursos online.

Há mais informações sobre este passo em artigos e vídeos publicados na Internet.

  1. Contratar um contador para formalizar a abertura do negócio

Busque com amigos e familiares a indicação de um bom contador.

Entre em contato para saber quais documentos são necessários e quais são os custos envolvidos.

Forneça tudo que for preciso e faça os devidos pagamentos.

5 passos básicos para iniciar um negócio lucrativo

  1. Vença a sua procrastinação

Se você for uma pessoa que procrastina com certa frequência, terá que vencer este hábito cruel antes mesmo de iniciar o passo um.

Procrastinar é deixar algo para mais tarde, para amanhã; adiar. É o péssimo costume de deixar para depois o que tem de ser feito agora.

A essência da procrastinação é não fazer o que você deveria estar fazendo. Pode chegar a ser uma forma de vida que se caracteriza pela constante atitude de “empurrar com a barriga”. Amanhã eu faço, segunda feira eu começo, no mês que vem, ano que vem, na próxima vida…

Como a procrastinação vai impedir que você realize os passos acima e bloquear qualquer sucesso profissional e financeiro, eu resolvi ministrar uma palestra online gratuita “Como Vencer a Procrastinação”.

E inscrevendo-se hoje, você ainda vai receber meu E-Book “21 Dicas de Motivação”.

Espero que tenha gostado dos 5 passos básicos para iniciar um negócio lucrativo e que possa colocá-los em prática.

Aguardo seu comentário para saber se tem dúvidas ou alguma dificuldade específica sobre empreendedorismo para que eu possa ajudá-lo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *