Um Mundo Fora de Comunicação

Vivemos na era digital da hiperconectividade, da informação em milésimos de segundos e da falsa impressão que isso tudo gera mais comunicação. Infelizmente, a era da informação não está ocasionando mais entrosamento entre as pessoas; ao contrário, percebo-as mais solitárias e dispersas.

Está, de fato, cada vez mais difícil conseguir que as pessoas prestem atenção, tenham intenção de receber suas mensagens e as respondam. Percebeu isso?

Mas, como é possível estar cada vez mais tecnologicamente conectado e ao mesmo tempo fora de comunicação?

Primeiro é a falta de entendimento do que a comunicação realmente é. Existem fatores que precisam estar presentes em um diálogo para que a comunicação aconteça de verdade e gere compreensão. Um fator muito importante é fazer com o outro saiba que você recebeu a comunicação dele e entendeu a mensagem.

Além de as pessoas nunca terem sido ensinadas sobre os fundamentos da comunicação real, há uma grande quantidade de dados falsos que inibem os indivíduos de se expressar aberta e naturalmente.

Desde os provérbios populares: “falar é prata, calar é ouro” e “em boca fechada não entra mosca”, até várias filosofias teóricas que aconselham as pessoas a ficar quietas, infelizmente há muito mais informação contrária do que a favor da comunicação.

E a consequência é o aumento de conflitos, desentendimentos e até disputas violentas entre pessoas, grupos e nações.

 

 

 

 

 

 

 

E isso é lamentável porque a comunicação é uma das bases da existência, é o solvente universal e o caminho para a paz. Por comunicação quero dizer o intercâmbio de ideias entre dois indivíduos ou grupos. Sem comunicação, nada acontece. Aplica-se a relações pessoais, negócios, mídia, política, relações familiares e até objetos.

Sinto-me afortunada de ter conhecido os livros e conferências do escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard, ter aprendido a importância vital da comunicação e poder contribuir com a disseminação ampla deste conhecimento a milhares de pessoas.

Apesar de não ser possível colocar todas as informações sobre comunicação neste artigo, escolhi algumas citações de L. Ron Hubbard que já irão motivar todos os meus leitores a se tornar mais comunicativos:

  1. “Um indivíduo pode SER, pode FAZER, pode TER somente tão bem quanto ele possa se comunicar.” – L. Ron Hubbard
  1. “Não há conflitos que não possam ser resolvidos a menos que os verdadeiros fomentadores deles permaneçam encobertos.” – L. Ron Hubbard
  1. “Tudo com o que você possa se comunicar completamente não pode perturbá-lo.” – L. Ron Hubbard
  1. “Uma pessoa que está tentando evitar que as comunicações ocorram, tentará evitar que dinheiro seja recebido.” – L. Ron Hubbard
  1. “Aquele que possa verdadeiramente se comunicar com os outros é um ser superior que constrói novos mundos.” – L. Ron Hubbard
  1. “Mais comunicação, não menos, é a resposta.” – L. Ron Hubbard

Por favor, escolha qual destas citações acima tocou mais o seu coração e coloque o número nos comentários. Ajude-me com esta pesquisa. Desde já grata!

E para informações detalhadas sobre a comunicação leia o livro Dianética 55! O Manual Completo da Comunicação Humana de L. Ron Hubbard

Lucia Winther

27 comentários em “Um Mundo Fora de Comunicação

  1. Deize Andrade Responder

    Eu acredito muito em algo parecido com a 5 e a 6.
    Quem sabe se comunicar bem, vai muito mais longe (ainda que não seja “superior”).
    Melhor comunicação é a resposta (não necessariamente “mais” e sim, melhor!).

  2. Ana Claudia Responder

    Todas as citações enumeradas acima são ótimas, mas a que mais me tocou é a de número 3.
    Comunicar-se exatamente com aquilo que nos perturba, nos faz mais forte.

  3. Serginho Rocha Responder

    Eu gostei da 5° frase.
    E gostei do artigo que aborda os lados positivis e negativos no âmbito da comunicação.
    PARABÉNS!!!

  4. Maria Flor Responder

    Gostei de 2 e 4 e dos proverbios. Falar è prata, calar é ouro, e em boca fechada nao entra mosca. Fez-me lembrar de uma moradora de rua, muito sábia e bastante comunicativa.

  5. Edna Responder

    Todas são importantes, mas penso que a número 1, essa triangulação de ser+fazer+ter , nos remete ao conhecimento de nós mesmos, e ao saber quem sou de forma coerente , a comunicação fluirá naturalmente contribuindo para minimizar as chances de entendimentos dúbios.

  6. Ana Cristina Tartari Responder

    Todas são importantes. Fico com a 1,3,e,6. Saber como se comunicar e faze-lo é a base para tudo.Lembro ser muito tímida e quando aprendi o que era preciso para que houvesse uma boa comunicação , não parei mais de falar. Usar a comunicação é essencial para uma boa sobrevivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *