A verdade sobre a causa do seu estresse

Há muito mal-entendido sobre o que é o estresse e como ele afeta as pessoas. Muitos pensam que estresse é a mesma coisa que nervosismo, por isso, é comum ouvir uma pessoa dizer “estou estressada” quando está nervosa. Mas o estresse não é isso. Continue lendo e entenderá melhor.

Todas as pessoas sofrem de estresse de vez em quando. O passo frenético da vida moderna, a instabilidade da economia e a situação política podem contribuir para o estresse. Mas o estresse crônico é uma condição que pode produzir efeitos devastadores. Pressão sanguínea alta, dores de cabeça, asma e inclusive infarto do coração podem ocorrer devido ao estresse. Em um grau menos severo, o estresse pode causar explosões de raiva, irritabilidade, esquecimento e insônia.

Apesar de que o estresse possa causar que seu corpo reaja aumentando o nível de adrenalina, isto é um efeito do estresse, não a causa. A causa do estresse não é física. Portanto, resolver o estresse com pílulas ou álcool traz só um “alívio” temporário dos sintomas; eles logo reaparecerão, e com frequência, mais fortes que antes. A causa permanecerá sem ser tocada.

Há 18 anos, participo de feiras de livros em vários locais do Brasil e sempre ofereço um teste de estresse gratuito em meu estande. O resultado é positivo em 97% das pessoas testadas, até mesmo em cidades onde ninguém imagina que aja estresse, como Salvador, por exemplo.

Verifico nesses testes que o brasileiro está realmente sofrendo muito estresse na área do trabalho. Alguns têm insegurança e medo de falir ou ser despedido, outros têm problemas de relacionamento com chefes e colegas, e muito outros são infelizes com o que fazem por atuar fora da área que desejam. Como alguém pode ter sucesso profissional e financeiro nesta situação?

Um ponto importante a ser esclarecido é que o estresse não provém do ambiente externo. As pessoas acham que para resolvê-lo, devem tirar umas férias e relaxar. É claro que isto faz com que você se sinta melhor, mas é temporário. Depois de dois dias de volta ao trabalho, o indivíduo está estressado novamente, como se nem tivesse acabado de voltar de férias. Já aconteceu com você?

Uma vez, em uma feira de livros, uma moça fez o teste de estresse e o resultado foi bem alto. Ela estava bem estressada, a agulha foi até o extremo do mostrador! Ai ela me disse que iria dar uma volta pela feira para relaxar e voltaria para medir de novo. Surpresa! Quando ela voltou depois de algumas horas e medimos novamente, o estresse continuava na mesma quantidade!

Por quê? Porque o estresse está dentro da pessoa! Ele está gravado na parte negativa da mente chamada mente reativa. Se não fosse assim, o aparelho medidor não teria como ler que existe estresse, já que na feira a pessoa está passeando relaxada.

A mente reativa, descoberta pelo escritor e filósofo L. Ron Hubbard, registra e armazena todos os momentos de dor física e emocional que as pessoas experimentam na vida e é dentro destes arquivos mentais que o estresse se encontra. Você pode, por exemplo, pensar em um momento estressante e sentir-se estressado de novo, sem que esteja de volta na mesma situação.

O que acontece é que a mente reativa tem o poder de ativar o estresse armazenado no passado devido a estímulos (gatilhos) semelhantes presentes no ambiente atual. Isso quer dizer que o estresse do passado pode continuar afetando sua vida e sua saúde pelo resto de sua existência. A boa notícia é que o estresse pode ser aliviado completamente através da técnica terapêutica de Dianética que é totalmente consciente.

O primeiro passo é entender melhor como a mente funciona, principalmente, o mecanismo de estímulo-resposta da mente reativa. Este conhecimento, contido no DVD duplo Dianética, já ajuda muito a controlar o estresse e, assim, viver de uma forma mais tranquila e produtiva.

O conhecimento é sempre libertador, neste caso, pode até salvar vidas. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *