4 dicas para controlar os sintomas da ansiedade

Muitos dizem que a ansiedade é o mal do século. De fato, há muito sendo comentado a respeito. Mas infelizmente, são poucas as dicas práticas para no mínimo aliviar a ansiedade sem ter que recorrer à medicação.

Concordo que o estado de ansiedade atrapalha muito a vida de um indivíduo.

Uma pessoa ansiosa não foca em tempo presente, fica tensa, preocupada, nervosa, produz menos, sente medos ilógicos, tem várias reações físicas desagradáveis, sofre de insônia e também fica mais doente.

Quando queremos resolver alguma coisa, a primeira ação é entender bem o problema. Vamos lá?

Ansiedade é um estado de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A palavra “ansiedade” tem origem no latim “anxietas”, que significa “angústia”, “ansiedade”, de anxius = “perturbado”, “pouco à vontade”, de anguere = “apertar”, “sufocar”.

É muito comum sentir-se apertado ou sufocado durante as crises de ansiedade.

É claro que, às vezes, é completamente normal ter algum sintoma de ansiedade, afinal, quem nunca ficou apreensivo antes de algum evento importante? Ou nunca ficou nervoso por ter uma entrevista de emprego ou apresentação no dia seguinte e nem conseguiu dormir?

Mas quando estes sintomas tomam conta da sua vida ou quando são exagerados é necessário observar para resolver, ou no mínimo aliviar a situação.

Aqui estão quatro dicas do escritor e filósofo L. Ron Hubbard, que eu represento no Brasil, para controlar os sintomas da ansiedade:

  1. Não leia nem veja noticiário algum durante duas semanas.

Entenda que:

“Mas basicamente, tudo que um jornal esta tentando fazer com vocês é causar preocupação. Essa é dramatização total da imprensa: a preocupação.” – L. Ron Hubbard

Siga essa dica que apesar de ser muito simples é muito eficaz e poderá mudar bastante a forma como você se sente.

  1. Dê um passeio. (Não leve o celular.)

Saia de sua casa e dê uma ou mais voltas no quarteirão prestando atenção ao seu redor e notando o que vê. O objetivo é que você inspecione o ambiente e descubra que nele há alguma segurança.

Dar um passeio e olhar as coisas ao seu redor é a técnica mais suave e eficaz para aliviar os sintomas da ansiedade.

  1. Encontre algo que não seja hostil a você.

Observe as pessoas ao seu redor (pode ser em casa ou no trabalho) e encontre alguma que não seja hostil a você. Analise isso várias vezes e pense em diferentes respostas.

Encontre também diálogos e ações recentes que não foram hostis a você.

Continue fazendo isso até ter alguma nova compreensão sobre seu ambiente.

  1. Deixe de fazer coisas que o perturbem.

Pense em algo que o perturbe e não faça mais isso. Repita este passo várias vezes.

Reflita e encontre pessoas que o perturbem. Faça uma lista e não fale com essas pessoas por algum tempo.

Depois, localize atividades e pessoas que não sejam uma ameaça para você. Associe-se com elas, invista mais tempo nelas.Coloque em prática essas quatro dicas e depois me escreva dizendo o que aconteceu.

Espero sinceramente que você consiga aliviar os sintomas da ansiedade com estes exercícios simples. Lembre-se do poder da simplicidade.

E se quiser saber sobre técnicas terapêuticas mais profundas que poderá aplicar em si mesmo, clique aqui, para conversar comigo.

 

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